Ribeirão Preto / SP - sábado, 04 de maio de 2024

Medidas preventivas para adultos

Medidas preventivas para adultos

O atendimento médico inclui dois elementos fundamentais: o tratamento apropriado de doenças vigentes, e as medidas preventivas necessárias para minimizar o futuro declínio da saúde. A seguir abordaremos apenas os cuidados preventivos.

As 6 atitudes mais importantes que você pode tomar para prevenir doenças e se manter saudável:

  • Mantenha-se fisicamente ativo; pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.
  • Mantenha uma alimentação saudável.
  • Mantenha um peso ideal.
  • Faça seu exame periódico de saúde, anualmente e não deixe de fazer seus exames preventivos.
  • Tome corretamente os medicamentos quando indicado.
  • Não fume.

A seguir discorreremos sobre os principais exames de rastreamento necessários para se detectar precocemente as doenças, quando elas são mais facilmente tratadas. Também servem para detectar fatores de risco que se tratados adequadamente evitam o desenvolvimento de doenças graves.

Saúde cardiovascular, prevenção do infarto, do derrame e da insuficiência cardíaca.

Pressão arterial

- Homens e mulheres assintomáticos e normotensos (pressão arterial ≤ 12 x 8) devem aferir a pressão arterial pelo menos a cada 2 anos, a partir dos 18 anos.

- Homens e mulheres assintomáticos e normotensos (pressão arterial > 12 x 8 e < 140 x 90mmHg) devem aferir a pressão arterial anualmente, a partir dos 18 anos.

Colesterol

- Homens sob risco (com histórico familiar de colesterol alto ou infarto do miocárdio antes dos 56 anos, tabagistas, diabéticos e hipertensos) deverão dosar o colesterol a partir dos 18 anos e a cada 3-5 anos se normal.

- Homens assintomáticos deverão dosar o colesterol dos 35 aos 65 anos, a cada 5 anos se for normal.
- Mulheres sob risco deverão dosar o colesterol a partir dos 18 anos, a cada 3 – 5 anos se for normal.
- Mulheres assintomáticas deverão dosar o colesterol dos 45-65 anos  a cada 5 anos se for normal.

Alimentação

- Faça uma alimentação saudável, coma uma grande variedade de frutas e verduras, evitando alimentos gordurosos e açúcares. Use o mínimo de sal na dieta.

Diabetes

- Homens e mulheres com hipertensão arterial ou dislipidemia (colesterol alto) devem fazer o exame da glicose no sangue anualmente.

- Adultos com mais de 45 anos anualmente.

- Adultos obesos e com mais um fator de risco para diabetes (sedentário, história familiar de diabetes, ovário policístico, doença vascular obstrutiva)

Aspirina na prevenção do infarto

- O uso da aspirina deve ser individualizado, discuta com seu médico se o seus benefícios suplantam o risco de sangramento da Aspirina.

Aneurisma de aorta abdominal

- Homens entre 65 e 75 anos que já tenha fumado em alguma fase da vida devem realizar ultrasonografia de aorta abdominal uma vez pelo menos.

Câncer

Câncer de mama (Mamografia).

- As mulheres devem fazer mamografia , a cada 1 ou 2 anos a partir dos 40 anos.

Câncer de cervix uterino

- As mulheres devem fazer o exame de papanicolau a cada 2 ou 3 anos a partir dos 18 anos ou início das relações sexuais até os 65 anos.

Câncer Coloretal (intestino)

- Homens e mulheres a partir dos 50 anos até os 75 anos devem fazer a pesquisa de sangue oculto nas fezes anualmente e colonoscopia ou retosigmoidoscopia a cada 5 anos, se o exame for normal. Pessoas com histórico familiar de câncer colo retal (intestino) devem iniciar mais precocemente os exames de rastreamento para câncer de intestino.

 

Câncer de Próstata

- Homens com mais de 45 anos devem fazer o PSA a cada 2 ou 4 anos. Recomendação ainda polêmica, com alguns órgãos internacionais questionando o benefício do rastreamento do câncer de próstata. Discuta com seu médico.

Fatores de risco

Tabagismo (fumo)

- Ninguém deve fumar, nem de forma esporádica, se você fuma procure seu médico que ele irá orientá-lo como fazer para parar de fumar.

Obesidade

- Pese pelo menos 1 vez por ano e mantenha um peso saudável., IMC entre 18 e 25.(IMC= peso dividido pela altura ao quadrado) A alimentação é o principal determinante da obesidade, mas a atividade física ajuda a manter um peso ideal.

Mal uso da bebida alcoólica

Aconselho a não beber bebidas alcoólicas (as bebidas alcoólicas estão implicadas em uma grande variedade de cânceres, acidentes de trânsito e homicídios), contudo se beber faça-o com moderação (300 ml de cerveja ou 140 ml de vinho ou 42 ml de destilado).

Saúde sexual

Entenda “comportamento de risco” quando: não se faz sexo seguro, tem múltiplos parceiros, já teve doença sexualmente transmissível, usa droga injetável ou já fez transfusão de sangue.

Teste para Clamídia e Gonorréia

- Mulheres sexualmente ativas entre 18-25 anos.
- Mulheres com comportamento de risco acima dos 25 anos.

HIV e Sifilis

- Homens e mulheres com comportamento de risco, devem fazer o teste do HIV.

Saúde óssea

Osteoporose (densitometria óssea)

- Mulheres com mais de 65 anos devem fazer a densitometria ósssea a cada 2 ou 3 anos

- Mulheres sob risco entre 60-65 anos devem fazer a densitometria ósssea a cada 2 ou 3 anos

Outros

Depressão

- Sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física, se você tem se sentido triste, sem esperanças e sem vontade de fazer as coisas que te davam prazer, você pode estar com depressão. Homens e mulheres acima dos 18 anos devem fazer um teste para diagnosticar depressão.

Imunização

Gripe

- Homens e mulheres entre 18 e 65 anos com doenças crônicas devem tomar a vacina anualmente
- Homens e mulheres acima dos 65 anos devem tomar a vacina anualmente.

Pneumonia

- Homens e mulheres acima dos 65 anos devem tomar a vacina para pneumonia a cada 10 anos

 

Outras vacinas

- Outras vacinas como antitetânica, coqueluche, contra hepatite e herpes zoster podem estar indicadas também consulte o seu médico.

 

Prevenção de quedas

- Os idosos devem ser orientados a cuidar da visão, fortalecer os musculos, os ossos e minimizar o uso de psicotrópicos, também cuidar dos ambientes, tornando-os iluminados, sem tapetes ou obstáculos.

 

Prevenção de lesões por acidentes

- Todos devem ser orientados quanto aos riscos de dirigir alcoolizados, sem sinto de segurança ou capacete e protetores em caso de uso de outros meios de condução. Cuide bem da sua visão e audição! Não permita que crianças fiquem brincando em estacionamentos e garagens.

- Quem tem crianças em casa também deve ter cuidados especiais com armas, janelas sem grade, panelas em fogão, objetos pontiagudos, objetos pequenos que podem ser aspirados, tanques mal fixados e medicamentos que devem ficar longe do alcance das crianças.

 

Uma nota sobre outras condições

Outras condições como câncer de cabeça e pescoço, câncer de testículos, câncer de pele, glaucoma, declínio da visão e audição não se chegou a um consenso da necessidade de realizar exames para detectá-los, em larga escala, e a decisão de realizá-los deve ser individualizada.